12
jul

5 perguntas e respostas sobre o câncer colorretal

Preconceito ainda é uma das barreiras para o diagnóstico precoce da doença

O câncer colorretal é um dos cânceres com o diagnóstico mais previsível e também com grandes chances de cura. Mas, infelizmente, o preconceito ainda é uma das barreiras para a prevenção e a descoberta da doença. A doença é um dos cinco tipos mais comuns e uma das principais causas de morte por câncer no Brasil.

Para o oncologista do Hospital Angelina Caron, Jorge Itsuo Fukushima, na Região Metropolitana de Curitiba, a desinformação, o preconceito e alguns tabus ainda são os principais desafios no diagnóstico e tratamento da doença. “O câncer colorretal pode atingir homens e mulheres de todas as faixas etárias. Por isso é tão importante a atenção aos sintomas como mudança do hábito intestinal, emagrecimento, anemia, fraqueza, sangramento pelo reto ou a sensação de evacuação incompleta”, explica.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 35 mil novos casos de câncer colorretal serão diagnosticados no Brasil em 2017. “Os primeiros sinais costumam aparecer na forma de pequenas verrugas que nascem nas paredes do intestino grosso e que podem se tornar malignas sem um diagnóstico”, comenta o oncologista.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal estão os consumos excessivos de carnes vermelhas e processadas, obesidade, sedentarismo, doenças inflamatórias intestinais e histórico familiar. Hábitos como fumar e consumo de álcool também contribuem para o surgimento da doença.

Confira cinco perguntas e respostas sobre o problema:

O câncer colorretal é uma doença rápida e com poucas chances de cura?

Mito – A evolução da doença é lenta e até 95% dos casos são curáveis se diagnosticados precocemente.

A doença pode atingir tanto idosos quanto jovens?

Verdade – O câncer colorretal pode atingir homens e mulheres de todas as faixas etárias. Sendo o segundo tipo mais frequente em mulheres e cada vez mais comum em pacientes com menos de 55 anos. 

A colonoscopia é um procedimento constrangedor e doloroso?

Mito – A colonoscopia pode causar alguns incômodos e dura de 15 a 30 minutos. Os pacientes são sedados para evitar qualquer desconforto e constrangimento.

Pessoas com câncer colorretal precisam usar uma bolsa de colostomia?

Mito – O avanço das técnicas cirúrgicas e tratamentos disponíveis permitem a adoção de outras opções, sendo a colostomia uma opção pouco frequente e, quando necessária, utilizada na maioria das vezes apenas por um período de tempo.

A prevenção da doença passa por alguns cuidados pessoais?

Verdade – 50% a 75% dos casos podem ser prevenidos apenas com a adoção de um estilo de vida saudável. Uma dieta rica em frutas, grãos integrais e vegetais e a redução do consumo de carnes vermelhas e processadas é um dos passos para a prevenção. Conhecer o histórico familiar permite o acompanhamento médico e o diagnóstico precoce.

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.  O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos. Mais informações no site www.hospitalangelinacaron.com.br.  
 
Assessoria de Imprensa – Curitiba 

Talk Assessoria de Comunicação 
Wellington Johann
Contato/Whatsapp - 41 3018.5828 / 99681.7075
wellington@talkcomunicacao.com.br
www.talkcomunicacao.com.br



« Voltar

17
nov

Massa falida da AAUG do Brasil vai a leilão para quitar credores

Operadora de planos de saúde induzia consumidores a contratar planos de saúde coletivos ao invés de individuais

+MAIS

17
nov

Palladium recebe a Club Doce, primeira loja com conceito “smart”

O objetivo é oferecer todo tipo de artigos para festas em um só lugar

+MAIS

17
nov

Gino Oyamada participa do Fórum de Decisores, em BH

Evento reúne grandes nomes da gestão empresarial para debater governança de alta performance

+MAIS

16
nov

Opet orienta sobre os cuidados com a pele

Aberto ao público, evento terá orientações de futuros profissionais de estética e cosmética e buffet de cosméticos

+MAIS