09
jan

Aprenda a driblar o medo das crianças na hora do exame de sangue

O ambiente e o apoio dos pais são essenciais para garantir a tranquilidade aos pequenos

A maioria das crianças tem medo de agulhas. Essa reação gera estresse e é bastante comum. Algumas delas já começam a sofrer antes mesmo de sair de casa. A pediatra Stela Erika Kudo, médica da Unimed Laboratório, alerta que esse tipo de comportamento pode interferir em alguns exames. “Se a criança está muito ansiosa ou nervosa no momento da coleta de sangue, hormônios como o cortisol, adrenalina e o de crescimento podem vir mais elevados.”

A psicóloga clínica de crianças Iara Lais Raittz Baratieri, conselheira do Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR), explica que isso costuma acontecer porque muitas vezes os próprios pais associam tratamentos de saúde com algo negativo. “Há quem diga para o filho, na tentativa de educar, que se ele não se comportar levará um ‘pique’, referindo-se a uma injeção.” Ela explica também que é importante falar a verdade. “Cada criança é singular. Os pais devem perceber a personalidade do seu filho e encontrar a melhor forma de explicar o que irá acontecer, buscando contextualizar de acordo com a idade e com as características da criança”, orienta.

O ambiente da coleta de sangue e a postura dos profissionais também influenciam o comportamento dos pequenos. Um local mais colorido, lúdico e   um atendimento personalizado podem fazer toda a diferença. “Se a criança é recebida em um espaço acolhedor, por um profissional qualificado para esse atendimento, ela se sentirá mais segura e a coleta de sangue passará a ganhar novos significados na vida dela”, destaca a psicóloga.

Escolher um laboratório que ofereça conforto e atendimento humanizado deve ser uma preocupação dos pais. “Na Megaunidade da Unimed Laboratório as crianças são recebidas no espaço kids, que tem uma ampla área de lazer com parquinho e uma sala de estar colorida com televisão e programação infantil, além de uma parede toda de quadro-negro para as crianças exercitarem a criatividade. No local também há uma máquina de pipoca”, conta a pediatra Stela Erika Kudo.

Serviço:
Unimed Laboratório www.unimedlab.com.br

Mais informações pelo telefone (41) 3021-5252

Sobre a Unimed Laboratório

A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial, com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A Megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. 

Assessoria de Imprensa - Curitiba

Talk Assessoria de Comunicação
Aline Cambuy
DRT/PR 5746
41 3018-5828 /9968-0106
aline@talkcomunicacao.com.br



« Voltar

17
jan

Tecnologias disruptivas transformam cidades e promovem benefícios diretos para a população

O Smart City Expo Curitiba 2018 debaterá como algumas cidades já utilizam dispositivos conectados e reúnem um grande conjunto de dados para oferecer serviços públicos essenciais

+MAIS

15
jan

Leilões de veículos apreendidos limpam pátios lotados

Atividade deve ser feita por leiloeiros com amplo conhecimento do Código Brasileiro de Trânsito

+MAIS

15
jan

As 6 dicas para cuidar do seu veículo em período de chuvas

Coordenador dos Centros Automotivos Porto Seguro ressalta principais itens de segurança

+MAIS

11
jan

Aula-show ensina receitas para quem investe no “projeto verão”

Espaço Gourmet mostra como ser saudável sem passar fome

+MAIS