15
nov

Smart City Expo Curitiba 2018 é anunciado oficialmente em Barcelona

Capital do Paraná convida especialistas em cidades inteligentes e dirigentes de todo o mundo para debater inovação como motor do crescimento

Representantes de 700 cidades de todo o mundo e mais de 400 especialistas acompanharam nesta quarta-feira, 15, em Barcelona, a apresentação de Curitiba como a próxima capital latino-americana das cidades inteligentes. Em nome do prefeito Rafael Greca, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Carlos Frederico Lacerda, convidou a todos para o Smart City Expo Curitiba 2018, que será realizado em 28 de fevereiro e 1º de março, na Expo Renault Barigui. O congresso tem a chancela da FIRA Barcelona Internacional, consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha.

O anúncio oficial do evento – que fará de Curitiba uma vitrine global de tecnologia e inovação urbanística – ocorreu durante o painel “Liderando cidades inteligentes ao redor do mundo”. Um vídeo levou a palavra do prefeito Rafael Greca, anfitrião do Smart City Expo Curitiba 2018, e mostrou imagens panorâmicas da cidade. Em seguida, Frederico Lacerda falou sobre o modelo curitibano de incentivo à inovação, materializado nesta gestão pelo ecossistema Vale do Pinhão.

Uma delegação de 30 brasileiros acompanhou a solenidade, que integra o programa do Smart City Expo World Congress 2017, maior evento do mundo do tema de cidades inteligentes. O lema deste ano do congresso – que começou no dia 14 e termina nesta quinta, 16 – foi “Empower Cities. Empower People”, em livre tradução “Capacitar Cidades. Capacitar Pessoas”.

O diretor de novos negócios do iCities, Roberto Marcelino, é um dos líderes do grupo de brasileiros, que também participa de uma extensa agenda de contatos técnicos e comerciais em Barcelona. O iCities, empresa paranaense pioneira em soluções urbanas, é o organizador do Smart City Expo Curitiba 2018, com o apoio estratégico do World Trade Center Business Club. A missão também teve a participação da Frente Nacional de Prefeitos.

Em 2018

O Smart City Expo Curitiba 2018 será a primeira edição do evento da FIRA Barcelona no Brasil. Reunirá 36 palestrantes nacionais e 18 estrangeiros ao longo de dois dias. Além do congresso, uma feira de exposições apresentará novidades das empresas participantes. A programação inclui uma série de cases de cidades que aplicaram o conceito de smart cities.

O evento vai explorar a inovação como motor de desenvolvimento econômico. O tema se desdobrará em quatro pilares de discussão: tecnologia disruptiva, governança, inovação digital e cidades sustentáveis do futuro.

“Um número crescente de áreas urbanas em todo o mundo vem abraçando os princípios da cidade inteligente para ajudar a promover o desenvolvimento inteligente. Entre as ações aplicadas, estão a inclusão de novas tecnologias na gestão das cidades, mudanças nas políticas públicas e envolvimento da comunidade nas decisões e projetos. Curitiba tem tradição nesse cenário e por isso apresenta a vocação natural para mostrar ao mundo como as cidades estão se engajando nessa transformação”, explica André Telles, diretor de marketing do iCities.

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2018

É o macroevento de cidades inteligentes para o Brasil do Smart City Expo World Congress, organizado pela FIRA Barcelona. É a ocasião em que especialistas e autoridades mundiais do setor, das cidades e dos governos se reunirão para apresentar soluções aos problemas comuns que afrontam as cidades.

Organizado em conjunto com a FIRA Barcelona, ​​o evento Smart City Expo Curitiba vai proporcionar a arena ideal para as principais instituições e indivíduos que lideram as mudanças e transformações urbanas mundiais. Os participantes e os expositores vão compartilhar experiências ou conhecimentos em plenário e sessões paralelas com palestrantes de renome. Além disso, grandes empresas e instituições apresentarão suas mais recentes soluções urbanas inteligentes ou projetos mais inovadores.

Cidade inteligente

Smart city é uma cidade que aposta em um novo modelo de gestão urbana, capaz de responder de maneira integral às necessidades de seus habitantes nos âmbitos da mobilidade, planejamento urbano, governo, economia, energia, meio ambiente, resiliência, segurança, educação e saúde. As cidades inteligentes têm como eixo a inovação e a tecnologia, impulsionando uma sociedade colaborativa.

Smart City Expo World Congress

É a cúpula internacional de debate acerca do desenvolvimento de nossas cidades, que se realiza anualmente em Barcelona. Neste ano, ocorre entre 14 e 16 de novembro.

Em 2011, a FIRA Barcelona promoveu a primeira edição do evento com uma visão clara: as cidades desempenham um papel fundamental no contexto de enormes trocas que a população mundial está experimentando atualmente.

O Congresso oferece a oportunidade de compartilhar conhecimentos com renomados oradores da industrial mundial, a exposição premia a todos os participantes com a oportunidade de contemplar projetos e tecnologias, e as atividades paralelas conectam todos os pontos do econossistema de uma cidade inteligente, permitindo criar redes de contatos, vender, apresentar projetos e fazer negócios.

 

Assessoria de Imprensa - Curitiba Marisa Valério marisa@talkcomunicacao.com.br 41 3018-5828 41 99109-1034



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS