04
ago

Fotógrafas curitibanas participam de exposição nacional sobre parto humanizado

O lançamento da exposição Portal da Vida, da qual fazem parte as fotógrafas curitibanas Luciana Zenti e Márcia Kohatsu, acontece no dia 09 de agosto em Florianópolis (SC)

A exposição Portal da Vida – múltiplos olhares sobre a beleza de parir reúne fotos produzidas por fotógrafas de todo o Brasil especializadas em registro de parto. As imagens revelam a beleza de mulheres dando à luz, um resgate da ancestralidade feminina e da crença de que são capazes de parir. As 20 imagensforam selecionadas a partir de um concurso nacional que teve entre as vencedoras as fotógrafas Luciana Zenti e Márcia Kohatsu, que atuam em Curitiba e são especializadas em fotografia de parto humanizado. Elas fazem parte do Nascer em Foco (www.nasceremfoco.com.br), único grupo na cidade especializado em fotos de parto e nascimento.

“As imagens são muito poderosas. Porque, pela via da emoção, ajudam as pessoas a entender o que é o parto humanizado”, conta Luciana. “Além de contar histórias de vida, as fotos têm um papel social muito importante, de informar e inspirar outras mulheres a buscar um parto respeitoso, sem qualquer tipo de violência”, completa Márcia.

As imagens expostas foram escolhidas pelo voto do público a partir de uma mobilização no Facebook, que atingiu mais de 100 mil pessoas em apenas 72 horas. A exposição será lançada no 1º. Congresso Nacional de Fotografia e Vídeo de Parto, que será realizado no dia 09 de agosto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC)  em Florianópolis (SC). De lá, segue para um dos mais importantes eventos sobre humanização do país, o IV SIAPARTO (Simpósio Nacional de Assistência ao Parto), que será realizado de 07 a 10 de setembro em São Paulo (SP).

A exposição está sendo realizada pelo Portal Hora Dourada (http://horadourada.com.br), uma rede nacional de fotógrafas de parto e grupos de gestantes que trabalham para disseminar informação sobre o parto humanizado.
Um dos destaques do portal é a ferramenta de busca de fotógrafos – que atualmente conta com 57 profissionais de 14 estados. No portal também é possível buscar grupos de gestantes que atuam em diversas cidades brasileiras. 

Congresso 
Além do  1º. Congresso Nacional de Fotografia e Vídeo de Parto, Florinópolis recebe também na próxima semana o 3º. Congresso Nacional de Parto Humanizado,q ue será realizado nos dias 10 e 11 de agosto. Os dois eventos irão reunir fotógrafas, videomakers e profissionais de todo o Brasil que atuam no atendimento ao parto. As fotógrafas Luciana Zenti e Márcia Kohatsu fazem parte dos palestrantes convidados para  congresso de fotografia. Márcia Kohatsu participa de uma mesa redonda que irá debater os caminhos e desafios do mercado de trabalho de fotografia de parto. Luciana Zenti irá apresentar seu projeto de fotografia documental Parto Delas (www.partodelas.com), que retrata o parto humanizado no SUS. O projeto tem o objetivo de valorizar as boas iniciativas de atendimento ao parto na rede pública de saúde. As fotos foram produzidas na Maternidade Bairro Novo, em Curitiba (PR), que pe referência em humanização para o Ministério da Saúde. Luciana Zenti foi premiada recentemente em um concurso internacional. Além da medalha de ouro na categoria Trabalho de Parto, recebeu uma distinção pela qualidade da foto. 


Sobre o Nascer em Foco
O Nascer em Foco (www.nascerem foco.com.br) é o único grupo de Curitiba especializado em fotografia de parto humanizado. Reúne três fotógrafas (Amanda Nunes, Luciana Zenti e Marcia Kohatsu) e uma videomaker (Heidi Peters). Além de atuar com a fotografia de parto em maternidades particulares e em partos domiciliares, o grupo tem a missão de disseminar de informação de qualidade sobre parto e nascimento. 

Sobre o Projeto Partos Delas
Parto Delas é um projeto de fotografia documental da fotógrafa e jornalista Luciana Zenti, que trabalha com fotografia de parto humanizado em Curitiba (PR). A ideia do projeto é dar luz às iniciativas de sucesso de atendimento ao parto no SUS, e, assim, inspirar outras maternidades e sensibilizar nossos governantes. As fotos retratam mulheres que têm seus filhos na rede pública de saúde e que são invisíveis para grande parte da população. O projeto tem como essência a crença de que uma mudança profunda nos padrões obstétricos atuais só será possível com a inclusão das milhares de mulheres que são atendidas todos os dias pelo SUS.  O símbolo do Parto Delas é um dente-de-leão, aquela flor que criança gosta de assoprar para ver voando as sementinhas. A proposta é que, a partir desse símbolo, as pessoas sejam incentivadas a assoprar a boa semente do parto humanizado no SUS. 

www.partodelas.com
www.facebook.com/projetopartodelas

Serviço:
Exposição Portal da Vida – múltiplos olhares sobre a beleza de parir. Com participação das fotógrafas Luciana Zenti e Marcia Kohatsu.

Locais:
Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis (SC) – de 09 a 11/08 
IV Siaparto (Simpósio Nacional de Assistência ao Parto) em São Paulo (SP). Centro de Convenções Frei Caneca – de 07 a 10 /09

Mais informações:
Luciana Zenti  – (41) 99202-3080 / luciana.zenti@gmail.com

Assessoria de Imprensa - Curitiba
Talk Assessoria de Comunicação
Aline Cambuy
DRT/PR 5746
41 3018-5828 /9968-0106
aline@talkcomunicacao.com.br 



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS