23
mai

6 benefícios do café para o coração

Consumir a bebida moderadamente pode fazer bem para a saúde cardíaca

O cafezinho nosso de todo dia – no meio da tarde, no intervalo do expediente, pela manhã ou à noite – pode trazer benefícios para o coração. A saúde cardíaca pode ser beneficiada com o consumo moderado da bebida. A expectativa é que o café regule a pressão sanguínea e evite doenças como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo o cardiologista Leonardo Brandão Précoma, do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul (PR), a bebida é benéfica por ser rica em antioxidantes. “O café é rico em antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto e o AVC. A associação da bebida com o aumento da pressão arterial é identificada em pessoas que fumam ou já possuem o diagnóstico de hipertensão”, explica.

Apesar de benéfico, o consumo de café não está totalmente liberado. “O ideal é que o consumo seja moderado e não ultrapasse o equivalente a 500 ml por dia. Acima desta quantidade, pode aumentar a pressâo sanguinea e aumentar os batimentos cardíacos.  Pode parecer muito esta quantidade, mas há países onde o consumo médio seja de quase um litro da bebida todos os dias”, comenta o cardiologista.

Confira 6 benefícios do café para a o coração:

1.    Aliviar o estresse
Uma pesquisa publicada na US National Library of Medicine – National Institutes of Health aponta que a cafeína bloqueia os receptores que causam o estresse.
2.    Diabetes
Os ácidos clorogénicos e trigonelina alcalóide – presentes no café – ajudam na redução de glicose e insulina.
3.    Ajuda na perda de peso
A cafeína estimula a prática de exercícios físicos e aumenta o desempenho. Além de promover a queima de gordura.
4.    Imunidade
A grande quantidade de antioxidantes auxilia no fortalecimento da imunidade
5.    Humor
O café ajuda a melhorar o humor e estado de espírito. Além de combater a depressão. 
6.    Faz bem ao coração 
Pesquisas recentes confirmam que não há evidências de que o café faça mal para pessoas com doenças cardíacas.

Obviamente, como qualquer alimento, a cafeína pode provocar efeitos nocivos quando consumida em excesso. Por exemplo, grávidas devem evitar a bebida durante a gestação, pois ela pode atrapalhar o desenvolvimento neural do feto e colaborar com fatores de risco para outras doenças. Crianças e adolescentes devem ingerir no máximo 100mg por dia da substância.

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron está localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR). De caráter eminentemente social, o local é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do País e um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Recebe, anualmente, mais de 350 mil pacientes de todo o país, dos quais 95% pertencem ao SUS. Atua em todas as vertentes da medicina e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.  O setor de transplantes é um dos mais destacados, reconhecido internacionalmente, com cerca de 250 procedimentos por ano nas áreas hepática, renal, reno-pancreática, cardíaca e de tecidos corneanos. Mais informações no site www.hospitalangelinacaron.com.br.  
 
Assessoria de Imprensa – Curitiba 

Talk Assessoria de Comunicação 
Wellington Johann
Contato/Whatsapp - 41 3018.5828 / 99681.7075
wellington@talkcomunicacao.com.br 
www.talkcomunicacao.com.br



« Voltar

21
set

Financiamento: como saber qual a melhor instituição para financiar seu carro?

Planejamento e pesquisa na ponta do lápis garantem segurança e custo menor, conforme o perfil do consumidor

+MAIS

21
set

Hospital Angelina Caron e Shopping Mueller somam forças para incentivar a doação de órgãos

Campanha faz parte da celebração dos 40 anos das duas marcas paranaenses, que vão compartilhar histórias de esperança de 22 de setembro a 01 de outubro

+MAIS

19
set

Juiz Eduardo Appio ministra oficina gratuita para estudantes de Direito

O evento será no dia 23 de setembro, das 10h às 11h, e acontece de forma online

+MAIS

06
set

Inova Tech reúne lideranças financeiras e gestores públicos em Belém (PA)

Evento acontece nos dias 12 e 13 de setembro

+MAIS